São mais de 158 mil registros este ano, quase 15% a mais que no mesmo período de 2019
Minas Gerais já reúne 1.232.139 microempreendedores individuais (MEI), cerca de 11% do total de formalizados em todo o país. Entre janeiro e setembro de 2020 foram registrados 158.973 MEI no estado, um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado. “O MEI já representa 61% dos pequenos negócios em Minas Gerais e tem sido uma alternativa para quem perdeu o emprego ou precisou adequar o porte do negócio por conta dos impactos da pandemia”, explica Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas.
Em setembro, foram 21.671 novos registros de MEI em Minas Gerais, 38% a mais que no mesmo mês do ano passado. “É um saldo recorde de formalizações este ano”, completa Rocha.
Entre as atividades com o maior número de formalizados em setembro está a de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com um saldo total de 88.287 registros, cerca de 14% a mais que em setembro de 2019. Entre janeiro e setembro, houve 8.369 formalizações nessa atividade, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Por conta do fechamento das lojas físicas, vários empreendedores optaram pelo reenquadramento como MEI, para reduzir despesas com o pagamento de aluguel do ponto comercial e com tributos, já que o faturamento também despencou no período”, avalia Rocha.
Outra atividade que se encaixa nessa situação é a de bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem e com entretenimento. A atividade totalizou 29.610 registros em setembro, um aumento de 10% em relação ao mesmo mês do ano passado. “Esse crescimento pode ser explicado pela migração de empresas de micro e pequeno porte (MPE) para MEI, já que houve restrições para o funcionamento desse tipo de estabelecimento, que não se enquadra entre as atividades essenciais”, completa o superintendente.
Marketing para o MEI
Segundo pesquisa* do Sebrae, entre os 10% dos pequenos negócios de Minas Gerais que conseguiram aumentar as vendas em agosto, 33% atribuíram os bons resultados às estratégias de vendas on-line. Outros 34% dos empreendedores ouvidos na pesquisa ainda não vendem pela internet ou não sabem como aplicar o marketing digital aos negócios.
Para apoiar os microempreendedores individuais (MEI) sobre como melhorar as estratégias de marketing e vender mais, o Sebrae Minas realiza, entre os dias 12 e 23/10, a 3ª temporada do Sebrae Responde, com o tema: Mercado e Vendas. A programação é 100% on-line e gratuita. Informações e inscrição: www.sebrae.com.br/minasgerais e 0800 570 0800.
*Pesquisa O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios – 7ª edição (27 a 31/08/20)