Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS e da COFINS – Como fazer?

Muitas empresas podem e devem entrar com ações para suspensão de cobrança do ICMS sobre a base de cálculo do PIS e da COFINS, conforme decisão final do STF em 15/03/2017 e referendado em 05/2021, além da restituição dos valores pagos nos últimos 5 anos.

Com vasto repertório jurisprudencial e petições completas da primeira à última instância do Judiciário, a empresa terá plena segurança ao apresentar em juízo valores pagos indevidamente, utilizando essa tese já referendada pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça.

Recentemente, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em excluir o ICMS da base de cálculo para apuração do PIS e da Cofins, o cenário tornou-se ainda mais promissor ao contribuinte que tem nesta possibilidade de restituição uma alternativa para o equilíbrio/recuperação de suas contas.

➡️ Falar com Nacid: https://contabilplay.com.br/nacidicms
➡️ Calcular ICMS a recuperar: https://www.fluxusassessoria.com.br/hans_base_icms
?️ MATERIAL sobre o tema: https://go.hotmart.com/R6677631N?src=videoicms

No dia 15 de março de 2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a base da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), tributos federais, não deve conter o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é estadual.

A modulação da decisão ocorreu em 13 de maio de 2021, com efeitos retroativos a 15 de março de 2017, determinou-se que o valor a ser utilizado para o cálculo das compensações tributárias será o valor do ICMS destacado nas notas fiscais (e não o valor efetivamente arrecadado).

Assim, empresas que, de março de 2017 até hoje, pagaram PIS e Cofins usando uma base de cálculo que incluía o ICMS, têm direito ao ressarcimento do valor que pagaram a mais.

Fonte: Agência Senado

Exclusão do ICMS da Base de Cálculo PIS COFINS – Como fazer para recuperar o ICMS | Contábil Play

➡️ Falar com Nacid: https://contabilplay.com.br/nacidicms
➡️ Calcular ICMS a recuperar: https://www.fluxusassessoria.com.br/hans_base_icms
?️ MATERIAL sobre o tema: https://go.hotmart.com/R6677631N?src=videoicms


A Contábil Play ® é uma marca registrada BMX3. Assine a Contábil Play e tenha acesso a suporte, consultoria e diversos cursos online.

contabilplay,contábil play,cursos online,curso na área contábil,contabilplay1234,recuperação icms,recuperação icms base pis cofins,icms pis cofins,restituição do icms da base de cálculo do pis cofins,recuperação do icms da base de cálculo do pis cofins,stf recuperação icms,extinção do icms na base pis cofins,restituição do icms,exclusão do icms da base de cálculo do pis e da cofins 2021,exclusão do icms da base de calculo do pis e da cofins como fazer

Avalie este conteúdo